Home A Clínica Procedimentos Corpo Clínico Especialidades Links Contato
ESPECIALIDADES

A Clínica Costa Verde conta com diversas especialidades clínicas para a saúde de toda família.


ACUPUNTURA
CARDIOLOGIA
CIRURGIA GERAL
CIRURGIA VASCULAR
CLÍNICA GERAL
DERMATOLOGIA
ENDOCRINOLOGIA
GINECOLOGIA
NUTRIÇÃO
PSIQUIATRIA

FERIDA DO COLO DO ÚTERO - ECTOPIA
 

O colo do útero é uma estrutura alongada que liga a vagina à parte superior do útero, chamada corpo uterino. Esta estrutura possui um canal (canal endocervical) com dois orificios; o orifício externo está em contato com a vagina e o interno com o corpo uterino. Existem dois tipos de tecido diferentes que revestem este órgão; o tecido escamoso reveste a parte do colo em contato com a vagina e o tecido glandular reveste o canal do colo do útero. Pelas mudanças hormonais que a mulher sofre ao longo da vida, o tecido glandular pode se localizar em vários pontos do canal endocervical e sair para fora do orifício externo do colo, sendo possível sua visualização quando fazemos o exame ginecológico.

Como este tecido é de coloração avermelhada e irregular, apresenta um aspecto de "ferida", diferente do tecido escamoso que reveste o resto do colo. Por isso, meninas, esta "ferida" não deve ser chamada assim; o nome correto para isso é ECTOPIA e não deve ser tratada como uma doença, pois nada mais é do que a presença de um tecido normal do colo do útero fora do seu local de origem. E o que acontece com este tecido??? Como é um tecido mais sensível, ele não resiste as agressões naturais da vagina, como acidez, presença de bactérias e traumatismo na relação sexual, o próprio organismo leva a uma transformação deste tecido glandular em tecido escamoso, que é o tecido mais adaptado ao ambiente vaginal; este processo é chamado metaplasia (que pode aparecer no papanicolau - mas não se preocupem pois isso é um processo NORMAL do organismo). Com isso, o colo vai sendo recoberto novamente por tecido escamoso, mas, ao longo da vida, pode ocorrer nova ectopia do tecido glandular e novo processo de metaplasia.

E quando essa ectopia representa perigo?? Muitas bactérias e vírus preferem infectar justamente o tecido glandular que, se estiver mais exposto, pode favorecer infecções por bactérias como Gonococo e Clamídia. Já o HPV gosta de infectar justamente o tecido metaplásico (o de transformação) e se a ectopia for muito grande, pode ocorrer sangramento nas relações sexuais, já que este tecido é mais sensível à traumas; por tratar-se de um tecido produtor de muco, mulheres com ectopias grandes podem apresentar um excesso de corrimento mucóide.
Portanto, a ectopia só deve ser tratada quando causar um destes desconfortos. A simples visualização deste tecido no exame ginecológico sem que a mulher apresente qualquer alteração NÃO justifica tratamento.

Se houver necessidade de tratamento é realizado a cauterização do colo do útero. Trata-se da destruição do tecido glandular do colo, o que acalera o processo de metaplasia, transformando a área em tecido escamoso dentro de 30 a 40 dias (período de cicatrização). Após, usamos um creme vaginal cicatrizante e orientamos repouso sexual por 30 a 40 dias.

Há um número abusivo de indicações de cauterizações do colo, a maioria totalmente desnecessária. Muitos médicos ainda não têm conhecimentos atualizados sobre a biologia e patologia do colo do útero, indicando procedimentos agressivos e ultrapassados.

AGENDE UMA CONSULTA

(12) 3833.9712
recepcao@clinicacostaverde.com.br

Rua Dom João III, nº 23
(esquina com a Salvador Correa)
Centro - Ubatuba - SP

MAPA DE LOCALIZAÇÃO

GALERIA DE FOTOS

TOUR VIRTUAL 360 GRAUS

PANORÂMICA EXTERNA

PANORÂMICA RECEPÇÃO

CONHEÇA UBATUBA

OUTRAS ATIVIDADES

NOVIDADES
Estética
A Clínica Médica Costa Verde disponibiliza a seus pacientes ampla variedade de tratamentos estéticos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Leia mais...
Curativos
A enfermeira Maria de Loreto desenvolve todo o trabalho de curativos para pacientes com diversas patologias e pós-cirúrgico. A utilização das mais modernas técnicas e curativos existentes no mercado associado às medicações necessárias aceleram a recuperação dos ferimentos e oferecem ao paciente o melhor conforto possível.
Leia mais...
Home Care
O Dr. Alessandro, clinico geral e especialista em medicina de família em conjunto com a enfermeira Loreto e com toda a equipe da Clínica Costa Verde estão estruturando o serviço de home care. O atendimento domiciliar é fundamental para o conforto do paciente e da família diminuindo custos e riscos para o doente. O home care pode ser desenvolvido em vários níveis de atenção, desde simples cuidados até situações mais complexas. Independente da sua necessidade consulte detalhes.
Saiba mais...
Dual Deep CO² Fracionado
A partir de 2012 a Clínica Costa Verde passará a contar com um excelente equipamento de laser fracionado ablativo de CO2, indicado para trabalhos de rejuvenescimento, cicatrizes de acne e estrias.
Saiba mais...
Soprano Xl®
Equipamento de laser de diodo dinâmico considerado um dos mais eficientes para depilação.
Leia mais...
NOVOS EQUIPAMENTOS

Endophoton®
Laser Terapêutico para bioestimulação fotônica de tecidos. Excelente para o tratamento de feridas e onicomicose.

Aquapeel®
Equipamento de peeling de cristal e diamante que permite a infusão de ativos na pele.

HERTIX®
Equipamento de radiofreqüência indicado para flacidez de face e corpo.
LIGHTSHEER DUET®
Um dos mais modernos equipamentos para epilação a laser estará a disposição dos pacientes em 2012.

STAR LUX 1540 FRACIONADO
Luz pulsada reconhecida mundialmente pela eficiência no tratamento de manchas escuras ( melanoses ), vasos sanguíneos (telangectasias ), estrias, cicatrizes de acne, cicatrizes comuns e rejuvenecimento.

MANTHUS
Moderno equipamento com cabeçote tripolar de ultrasom e correntes estéreo-dinâmicas eficiente no combate de celulite, gorduras localizadas e no pós-operatório.
 
Copyright ©2011 Clínica Costa Verde | A CLÍNICA | PROCEDIMENTOS | CORPO CLÍNICO | ESPECIALIDADES | LINKS | CONTATO