Cirurgia Geral
É a especialidade da Medicina cuja área de atuação compreende várias especialidades cirúrgicas.
Dentre elas, as principais são: hérnias, vesícula, tumores, varizes, vasectomia, fimose.
Sobre Colecistectomia Videolaparoscópica
A laparoscopia é uma via de acesso minimamente invasiva, usada para a realização de certos tipos de cirurgia, entre as quais a colecistectomia (retirada da vesícula). Há anos tornou-se o método de escolha para este tipo de cirurgia, devido a suas diversas vantagens em relação ao método (cirurgia aberta), tais como: menor tempo de internação, menos dor no pós-operatório, retorno mais rápido às atividades normais e melhor resultado estético.
Neste tipo de cirurgia, ao invés de um corte grande, pequenos cortes são feitos no abdome, por onde os instrumentos cirúrgicos e uma microcâmera são introduzidos para que se realize a retirada da vesícula com cálculos ou pólipos. O procedimento é feito sob anestesia geral e na maior parte dos casos o paciente pode ter alta do hospital no dia seguinte.
No entanto necessita ser realizada por cirurgião com experiência no método para evitar suas possíveis complicações.
Hérnias Abdominais: Tipos mais Comuns
Hérnias são situações médicas em que um defeito na parede abdominal, em locais em que esta é naturalmente mais frágil, permite o deslocamento de partes de órgãos internos através dele, manifestando-se como uma saliência na pele, que geralmente aumenta ou diminui de tamanho conforme a realização de esforço físico.
O tratamento das hérnias geralmente é cirúrgico, consistindo na identificação e correção do orifício ou defeito herniário, com técnicas de reforço local com ou sem o uso de tela.
A hérnia pode estar associada a dor, principalmente aos esforços e pode evoluir para o encarceramento ou estrangulamento da estrutura herniada, causando mais inchaço e vermelhidão local. Nestes casos, a cirurgia deve ser realizada com urgência pois o caso pode se agravar muito.
Os tipos mais comuns são a hérnia inguinal, a umbilical, a epigástrica e a incisional.
A hérnia inguinal é percebida como um abaulamento ou “caroço” na virilha que quando cresce pode ocupar também a região escrotal. O tratamento definitivo é a cirurgia, em que se realiza um reforço do local com uma tela de polipropileno, geralmente sob raquianestesia. Há anos considera-se o uso de tela essencial para a correção bem sucedida deste tipo de hérnia.
Na hérnia umbilical, nota-se um abaulamento no umbigo e a epigástrica pode situar-se em qualquer lugar na linha mediana do abdome acima do umbigo. Nestes casos, dependendo do tamanho da hérnia e do biotipo do paciente, a cirurgia pode ser realizada até sob anestesia local.
A hérnia incisional é aquela que ocorre em local de cirurgia prévia, como por exemplo cesarianas. O tratamento também se faz pela correção cirúrgica do defeito.
Fonte: Wikipedia
Fale com a gente
Mande-nos uma mensagem com dúvidas ou sugestões e responderemos em breve!